Este livro Desejabilidade educativa e aprendente: desafios num cenário social e escolar em metamorfose fala da curiosidade em pesquisar, refletir e compreender melhor os desejos do ser humano que passam pela educação nas relações de ensino e aprendizagem num momento em que nos encontramos num cenário social em metamorfose. Nesta perspectiva, apresenta-se como objetivo geral desta pesquisa, refletir como, por meio da educação escolar, pode ser possível permitir o livre curso dos desejos humanos a serem potencializados pela escola. A desejabilidade aprendente, que pulsa nessa sociedade em metamorfose, poderá, por meio emoções despertar desejos que substituam a competição pela cooperação, o ter pelo ser e o poder pela solidariedade. Será que o ser humano não valoriza a moral, as virtudes e a educação como uma possibilidade de mudança do modo de vida atual? Prevalece um sentimento de incapacidade e insegurança, tanto em sala de aula quanto na família, no que se refere as atitudes a serem tomadas com os desejos das crianças e dos adolescentes na pós-modernidade? Quem sabe podemos refletir sobre o quanto os professores permanecem contidos por um sistema educacional que não modernizou suas propostas curriculares, deixando a desejar nas questões de solidariedade , da preocupação com o outro que o rodeia, de construir com os alunos saberes necessários ao olhar para o mundo com mais sensibilidade. Mas que poderemos modificar. Porém, antes de tudo é preciso querer desejar!