O livro analisa do ponto de vista da Didática, da Gestão do Conhecimento e dos conceitos da Memória Organizacional as falas dos professores e pedagogos das Escolas Públicas do Estado do Paraná, retiradas de documentos próprios das escolas investigadas, procurando reconstruir uma linha de pensamento destes profissionais com relação ao uso e reuso do registro do conhecimento tácito, desenvolvido a partir das práticas pedagógicas e como forma de enfrentamento das situações futuras. Apresenta também o Registro como instrumento metodológico ao lado do Planejamento, da Observação e da Avaliação. Potencializa a incorporação pelo espaço escolar da Memória Organizacional como forma de percepção, reflexão e análise da realidade interna da escola, a partir das quatro dimensões do Processo Ensino-aprendizagem: a construção do Projeto Político-Pedagógico, o Planejamento das práticas pedagógicas, as Práticas construídas em Sala de Aula e a Avaliação do Processo de construção do conhecimento pedagógico e do processo decisório das escolas. Coloca a comunicação como questão chave da Gestão do Conhecimento/Memória Organizacional e como principal estratégia para a Estruturação e Organização do Trabalho Pedagógico. A temática do livro estabelece relações com a Linha de Pesquisa: Informação, Conhecimento e Estratégia, do Programa de Pós-Graduação em "Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação" da Universidade Federal do Paraná (UFPR), refletindo sobre o papel da informação e do conhecimento como elementos de aprendizagem. Destina-se a todos os envolvidos com a gestão, organização e operacionalização do trabalho pedagógico, professores e pedagogos pertencentes às Escolas Públicas bem como profissionais de outras Instituições de Ensino; Equipes de Ensino dos Núcleos Regionais de Educação e da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Destina-se também a todos os interessados em discutir as questões da Gestão Escolar e da Gestão do Conhecimento.