O presente livro é resultado da pesquisa de doutorado cujo tema de investigação é a iniciação à docência na Educação Básica. Postulamos investigar como a escola de educação básica, constituída de seus diferentes sujeitos, pode configurar-se como ambiência (trans)formativa para a inserção do professor principiante. Sabemos que a formação inicial nos certifica para o exercício da docência, no entanto, repetidas vezes, afirmamos que aprendemos a ser professor é no exercício da docência. No entanto, o modelo de formação inicial não tem conseguido estabelecer uma relação harmônica entre teoria e prática. O estudo trouxe a compreensão de que a ambiência escolar pode promover o bem-estar docente no processo de inserção profissional, motivando-o para a sua permanência na carreira. No entanto, pode-se constatar que a inserção à docência requer um esforço conjugado dos diferentes agentes responsáveis pelas políticas educacionais no que se refere às políticas de formação – inicial e continuada e de valorização profissional. Finalmente, confirma-se a Tese de que a ambiência escolar influencia a constituição da identidade do professor principiante na educação básica, podendo se constituir em ambiência positiva ou negativa, sendo estas condições determinantes para a inserção e permanência desses professores na atividade docente. Impõe-se como questão prioritária, o cuidado com a pessoa, na fase de transição de estudante a professor, carecendo de políticas públicas efetivas que assegurem aos professores principiantes as condições objetivas e intersubjetivas para a aprendizagem na/da docência e para o seu desenvolvimento profissional, em ambiências escolares positivamente acolhedoras.