Declínio, desaceleração, oscilação econômica, recessão, perda de mercado - não importa qual seja o motivo da mudança, ou como possa ser chamada oficialmente. Há momentos em que você sabe que as coisas mudaram - e para pior. As previsões tornam-se incertas e você precisa tomar providências urgentes para manter seu negócio viável. Na pior das hipóteses, "sobrevivência" torna-se o nome do jogo. Este livro parte deste princípio e da necessidade de empreender uma reavaliação radical. Pode ser necessário tomar providências em vários sentidos - marketing, administração, finanças, organização - e o líder pode precisar tomar decisões importantes, como cortar despesas, manter os mercados e a lucratividade, reorganizar as finanças e o pessoal, mudar o modo de fazer as coisas nos setores operacionais e muito mais. Seja qual for o grau de responsabilidade - a organização inteira ou apenas parte dela - o melhor conselho inicialmente é parar para pensar. E este livro ajuda muito, com mais de 50 sugestões de reflexão sobre todas as áreas. Algumas delas podem resultar na necessidade de uma mudança radical, outras podem levar a uma análise profunda e uma campanha para a tomada de providências. Tudo pode fazer uma diferença positiva em tempos difíceis, quando, para citar um famoso varejista, "qualquer inspiração, por menor que seja, ajuda".