Compreender o universo infantil não é tarefa fácil para os educadores, sobretudo no que diz respeito a linguagem, brincadeiras, diálogos e capacidade de criação. No mundo globalizado, as crianças sofrem grande interferência dos meios de comunicação de massa pelo acúmulo de informações e novidades, seguida às vezes de uma ruptura, em seu processo de desenvolvimento motriz. Isso faz com que se apartem do legado cultural de experiências, brincadeiras, cantigas, narrativas e histórias infantis que fizeram parte do contexto de diversos períodos sociais. O trabalho da educação com dinâmicas e jogos na vivência escolar da criança tem como função resgatar e reconstituir alguns desses valores, reconstruindo-os pragmaticamente pelas crianças dos tempos atuais. A inovação dos currículos escolares acontece a partir de uma pedagogia transformadora, aliada à prática de brincadeiras, que se desvincule dos valores incutidos pela indústria cultural. Dinâmicas, brincadeiras e jogos educativos resgata a concepção da criatividade em jogos com conteúdo pedagógico, sem perder de vista o lazer que proporciona a crianças e educadores infantis.