O mundo co n t e m p o r â n e o conclama por uma educação de qualidade, o que exige uma profunda revisão nos diversos quesitos como a legislação, os fundamentos e os procedimentos, de modo que sejam construídos os diversos recursos, meios e sistemas que devemos empregar para a conquista dessa melhoria. Este é um dos propósitos deste livro: refletir sobre os novos gestos de ensino e aprendizagem. Para isso, são necessárias novas concepções, novas formas de viver aprendendo e ensinando tanto pelos professores como pelos alunos, pois só desse modo é que podemos esperar que as aulas conduzam de fato a aprendizagem. A formação docente, de forma contínua, é aqui vista como elemento fundamental para a materialização dos novos gestos de ensino. Em outras palavras, o professor, bem formado, com domínio do referencial teórico-metodológico terá plenas condições de pensar, (re) elaborar, planejar e executar novas e inovadoras propostas metodológicas de ensino. É preciso lembrar, nesse aspecto, da diversidade sociocultural e cognitiva dos alunos, considerando que na contemporaneidade não dá para falar da educação, sem abordar a perspectiva da educação inclusiva. No mais, cada leitor, com sua leitura ativa e reflexiva, perceberá os desafios que todos os que lutam por uma educação de qualidade, teremos ainda pela frente. Claudionor Alves da SilvaRonney Pereira Cabral (org.)Tereza Cristina Nascimento Machado (org.)Yeda Maria Aguiar Portela (org.)