Os longos anos como professoras de matemática nos permitiram conhecer a dificuldade matemática apresentada por alunos de Ensino Médio, tanto da rede pública quanto privada, do estado do Paraná. Dificuldades estas também em relação aos conceitos, demonstrações e deduções básicas da Geometria Axiomática, que são uma constante diária presente em sala de aula. Elaborar um material que apresenta como a Geometria Axiomática pode ser trabalhada de forma concreta e manipulada foi a maneira por nós encontrada de auxiliar futuros professores, ou professores em início de carreira, e alunos na compreensão gradual e intuitiva da geometria, fundamentadamente, de conceitos que são necessários para estudos mais aprofundados em cursos posteriores. O desenvolvimento do trabalho encontra-se dividido em dez capítulos com pequenos roteiros de estudo que embasam de maneira prática o que o professor pode trabalhar durante a apresentação do conteúdo, por meio de atividades em grupos, utilização do software GeoGebra ou outras formas de ensino. Todas as atividades propostas foram elaboradas no intuito de proporcionar ao aluno, percorrendo todos os conceitos apresentados, uma oportunidade de abstração, literalmente ou com uso de recursos gráficos ou algébricos, apresentados em um processo de aprendizagem matemática.