Os textos que compõem este livro levantamindagações diversas voltadas à compreensãoda complexidade que envolve a formação deprofessores, destacando-se: (i) Que tendênciassociopolíticas têm assumido a formação dedocentes no cotidiano das Faculdades deEducação e como tais tendências se articulamcom o contexto das práticas sociais mais amplas,em que certas concepções educacionais já secristalizaram? (ii) Qual tem sido a contribuiçãodessas instâncias formativas para a inserçãode licenciandos numa proposta pedagógica quediscuta as práticas curriculares na perspectivacrítica e emancipatória? (iii) De que maneiraas Faculdades de Educação têm lidado, comoespaços de formação docente, com paradigmas dereprodução cultural e transformação social? Entreoutras, é de questões como essas que os textosreunidos neste livro tratam, a partir do olhar de umconjunto expressivo de pesquisadores brasileirosque se dedicam a investigar o tema. As reflexõessugeridas visam discutir, analisar e proporalternativas para um novo papel da Faculdade deEducação, com intuito de avançar para uma açãomais propositiva na formulação, decisão, execuçãoe avaliação de políticas destinadas à formação deprofessores. Os textos convergem para um balanço do papel daFaculdade de Educação no Brasil e sua interlocuçãocom cursos de licenciatura. Nessa perspectiva,discutem a necessidade de maior articulação daspolíticas de formação, avaliação e carreira docenteconduzidas pelos órgãos governamentais com arealidade e os desafios vividos pelas Faculdades deEducação como instâncias da formação docente.