As Interfaces Pessoa-Máquina são a face visível de qualquer sistema, seja ele o mais avançado avião, um telemóvel, uma consola de jogos, painéis interativos, uma página Web ou um micro-ondas. Em função da usabilidade oferecida por estas interfaces assim o produto pode ser um sucesso ou um fracasso. Sistemas fáceis de aprender e rápidos de usar, que produzem o resultado esperado, são uma garantia para o bom desempenho dos utilizadores. Este livro, escrito por conceituados professores universitários, aborda os vários passos do design das interfaces utilizador, incluindo um conjunto de princípios, práticas e técnicas que podem ser usadas com sucesso em qualquer aplicação interativa. Com múltiplos exemplos práticos, esta obra apresenta as bases e os conceitos que permitem compreender e aplicar as várias fases do desenvolvimento iterativo de uma interface utilizador. Ao relacionar os princípios teóricos do processamento humano da informação com situações práticas e concretas, este livro constitui não só uma base de referência teórica para conteúdos universitários relacionados com a área de Interfaces Pessoa-Máquina, mas também um guia prático para profissionais interessados em melhorar a usabilidade dos seus produtos interativos. (...) Este livro será muito útil, quer aos alunos, quer aos professores e praticantes de Engenharia das Interfaces Pessoa-Máquina. (...) A sua consulta e leitura atenta serão de grande utilidade para o desenho de sistemas interativos (...). Joaquim Jorge Professor Catedrático do IST in Prefácio Glossário Este livro inclui um pequeno glossário com correspondência de termos em português e inglês.