A emergência da cidade-mercadoria sinaliza um novo patamar de realizações do capitalismo e de afirmação das políticas urbanas da globalização. Na contracorrente da adesão subordinada a agendas e modelos dominantes voltados para a venda das cidades, este trabalho desenvolve uma reflexão corajosa em tempos de ressurgimento do debate urbano e de redefinições de projetos. Por que alguns governos locais passam a incorporar de forma cada vez mais intensa as políticas de promoção das suas cidades? Quais são os grandes agentes produtores de políticas de renovação urbana e como esses agentes constróem estratégias espaciais de difusão e afirmação de imagens da renovação? Quais estratégias comunicativas conseguem construir aparentes consensos em torno dos projetos de renovação urbana? Há semelhanças entre as políticas de marketing em diversas cidades do mundo? Esta série de questionamentos serviu de motivação para essa pesquisa voltada à compreensão das transformações urbanas recentes. O trabalho com imagens urbanas e discursos de promoção das cidades pretende discutir os processos de reestruturação urbana da última década. Os objetivos principais são: reconhecer as principais visões de mundo que norteiam a produção de imagens e de discursos sobre as cidades, recuperar os processos de produção de imagens urbanas, agentes, estratégias, meios e canais utilizados; discutir o alcance das políticas de marketing e outros aspectos referentes à área.