Já foi dito que Não é divertindo-se que um aluno aprende e, em resposta, É apenas divertindo-se que um aluno pode aprender. Esteja onde estiver, a verdade, talvez entre estes extremos, é inegável que os truques com números, contidos na Parte I da presente obra, são um desafio à imaginação e um poderoso estímulo à atividade matemática. Eles têm sido populares desde a antiguidade, e, distraindo-se com eles, os homens aguçaram suas inteligências e estimularam sua engenhosidade. Por meio dos truques com números o aluno vai aprender as quatro operações elementares da aritmética sem perceber que: o sinal de (+) é soma, o sinal de () é subtração, o sinal de (X) é multiplicação e o sinal de (÷) é divisão. Na Parte II o leitor (ou aluno) encontrará muitas aplicações sobre: mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum, as equações do 1º e 2º graus aplicadas em várias atividades do cotidiano, método de Viéte para resolução de equações completas do 2º grau e sistema de equações lineares aplicado em várias atividades do cotidiano.