Neste Sinfonia Titã: Semântica e Retórica, que a editora Perspectiva publica na Estudos, o regente e historiador da arte Henrique Lian analisa, compasso a compasso, uma das mais notáveis sinfonias da história, a Sinfonia nº 1, em Ré maior, de Mahler, conhecida como Titã. Decompondo o discurso musical mahleriano em quatro dimensões – formal, retórica, psicológica e filosófica –, Lian revela-nos um universo metalingüístico repleto de ironia, cinismo, bufonaria e citações, não apenas musicais, mas também literárias, pictóricas e filosóficas. Para tanto, o autor nos leva pelas correntes musicológicas, filosóficas e lingüísticas que se têm ocupado do problema do significado da música, estabelecendo uma base sólida para enfrentar o desafio de lançar um olhar crítico sobre essa obra do romantismo tardio. Este livro é um dos mais completos e amplos estudos realizados pela moderna crítica brasileira sobre a obra Gustav Mahler. Sua leitura torna-se, pois, um elemento bibliográfico indispensável para músicos, melômanos, filósofos e interessados pelos fenômenos da significação e pelo estudo das interrelações entre as diversas manifestações artísticas.