O livro Intervenções Dialógicas: debates sobre educação, ciência e museus reúne catorze capítulos que abordam, analiticamente, a história dos museus de ciência, a história da infância, a história das doenças, o pensamento social brasileiro e as querelas dos intelectuais em relação à organização do Estado e da sociedade. Nessa operação historiográfica, é importante que se diga, destacam-se o esforço por parte dos autores dessa edição em perquirir as redes de sociabilidades existentes entre intelectuais e instituições, considerando suas enunciações, projetos e campo de possibilidades. Com este intento, acreditamos que este livro possa contribuir com os debates acadêmicos no campo de estudos e pesquisas realizados no âmbito da história da educação no Brasil e em Moçambique. Dessa forma, o livro em questão reivindica não somente produzir uma reflexão crítica de cunho teórico-metodológico sobre os temas estudados, mas, sobretudo, aprofundar as interpretações históricas possíveis acerca dos temas trabalhados sob as "suspeitas" de uma interrogação epistemológica constante. Por fim, ao leitor, o prazer dessa leitura em forma de degustação.