A ação principal se passa no Japão, durante a Copa do Mundo de 2002, quando o Pintor, ladrão de fama internacional, é contratado para fazer o roubo do século, desafiando o sistema de segurança máxima do Castelo Matsumoto, que pertence a um poderoso chefão da máfia japonesa. O Pintor precisa roubar o Bushido de Ouro, o código de honra dos samurais que, até então, acreditava-se que fosse transmitido oralmente, de geração para geração. Ladrão requintado, procurado pela polícia no mundo todo, o Pintor deixa sempre uma única pista, que é sua marca registrada, a representação de um quadro famoso, daí seu apelido. Conta com suporte tecnológico de última geração e uns poucos comparsas, mas sua arma principal é sua incrível habilidade de se disfarçar. Entre os diversos personagens, policiais e jornalistas que estão cobrindo a copa, existem vários suspeitos, mas o próprio leitor custa a descobrir quem é o Pintor. Monsieur Pasquim, policial da Interpol, há anos persegue sem sucesso esse ladrão, mas agora tem um plano infalível. A CIA, por motivos muito especiais, também está atrás do vigarista. Em meio a um clima agitado do final da copa e ao exotismo asiático, tem lugar o planejamento do roubo e a perseguição da polícia.