A formação continuada dos profissionais da educação é uma das temáticas contemporâneas que mais exige pesquisas e estudos que potencializem a elaboração de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade formativa. Sabe-se que qualquer transformação a nível de escola deve perpassar pela formação profissional dos professores. São estes profissionais que podem materializar uma mudança e/ou inovação política e metodológica em sala de aula de forma a implantar e implementar as mudanças e inovações que emergem do contexto da sociedade. Uma forma de socializar os esforços formativos é a divulgação das ações formativas desenvolvidas, por meio desta obra intitulada "Espaço escolar: arquétipos de saberes e kinesis da prática na formação continuada", que é inédita, resultado de pesquisas interventivas e ações formativas, de caráter científico que se propõe a incentivar a produção textual dos professores da Educação Básica do Estado de Mato Grosso. A proposta de produção de uma obra científica no formato de livro surge da pretensão de partilhar as experiências de formação a fim de elucidar a necessidade de valorização e presença pública dos profissionais da educação na sociedade.