Imagine que você decidiu praticar um pouco de surf, mas ao entrar no mar você percebe que as ondas não param de se formar e os momentos de calmaria não existem mais. Se você não está preparado para competir, este contexto de mar agitado traduz-se como caótico e parecerá que você está no meio do turbilhão. Assim não se pratica um bom surf. Mas se você estiver preparado e entender o processo de formações variadas e contínuas das ondas como uma condição de complexidade e não de caos, a chance de surfar na crista da onda será maior. O nosso mercado atual (mar) é feito por uma dinâmica contínua de mudanças evolutivas causadas pelas inovações (ondas). Isso é fruto do processo de globalização potencializado pela tecnologia, incluindo aí o grande sentido de rede global protagonizado com a disseminação da internet e dos demais sistemas de comunicação e informação. A gestão da inovação é uma nova disciplina, uma forma de tornar-se mais competitivo (surfar melhor) dentro do mercado onde as inovações (ondas) não param de acontecer. Através da gestão da inovação podemos: Visualizar o contexto complexo e dar os passos corretos para poder competir melhor no mercado; Aprender a evitar desperdícios de tempo e dinheiro com escolhas e diretrizes erradas quanto à inovação; Aproveitar bem as idéias acertando melhor e mais rápido nas ações de viabilização das mesmas; Melhorar o aproveitamento e a adequação dos profissionais envolvidos no processo inovador.