“Ao que parece, nenhuma outra voz de protesto dentre as já erguidas no interior dos movimentos brasileiros de luta antirracista, qualquer que seja sua fase histórica, expressou-se em termos tão espontaneamente diretos e precisos quanto convincentemente fortes e mesmo chocantes como os das vozes que, da São Paulo de fins do século XX, fizeram-se ouvir, não dos megafones empunhados por, àquela altura, veteranos militantes da ‘causa negra’, mas, de microfones ‘dominados’ por jovens músicos que, autointitulando-se orgulhosamente como ‘pretos’, insurgiam-se de modo violento contra as ainda existentes embora cada vez mais sutis representações depreciativas sobre o ‘negro’ no Brasil (trecho do livro). Este livro tem por objetivo analisar o discurso do grupo de rap paulistano Racionais MC’s, partindo, para tanto, daquilo que seria a essência deste mesmo discurso, isto é, seu aspecto racial algo que se explicaria não somente pela crença do referido grupo numa ideia de raça como, acima de tudo, pelo compromisso especí¬fico que os autointitulados quatro pretos mais perigosos do Brasil assumiriam para com esta mesma ideia.