O livro de Elisangela dos Anjos Paula Vieira foi cuidadosamente elaborado a partir de dados publicados em literatura correlacionados à análise qualitativa de relatos obtidos em entrevistas semiestruradas com mães, fisioterapeutas e professoras de crianças com paralisia cerebral. Traz à tona uma discussão elaborada na articulação de falas dos entrevistados e elementos estudados sobre a participação da fisioterapia, como ciência da saúde, nos processos de inclusão escolar de crianças com deficiência, mais especificamente com paralisia cerebral. Aponta para a qualidade da relação atual entre os campos da fisioterapia e educação, demonstrando os modos atuais dessa relação, valores e significações atribuídos aos métodos que participam do contexto de inclusão escolar. A obra tem como aporte teórico algumas contribuições da psicologia histórico-cultural sobre a constituição social dos sujeitos e de suas falas, de uma maneira acessível a todos os leitores com interesse no processo de inclusão escolar de crianças com deficiência pais/mães/tutores, acadêmicos e profissionais das áreas de humanas, saúde e educação.