No atual contexto da sociedade, o desenvolvimento da tecnologia da informação e da comunicação e da gestão do conhecimento abrange todas as áreas de atividades e transforma radicalmente o trabalho dos engenheiros, analistas de sistemas, biblioteconomistas, jornalistas, gerentes de empresas, planejadores urbanos e regionais, etc. Todavia, observa-se um paradoxo: de um lado, nunca foi gerada e difundida tamanha quantidade de informação e, por outro lado, os níveis de ignorância e a desinformação continuam preocupantes tanto no mundo do ensino quanto no mundo gerencial e no público em geral. Em particular na área gerencial, existe uma visão muito restritiva, em que se reduz o conhecimento ao que possa ser aproveitado em termos de tecnologia e de retorno lucrativo imediato, o que acaba incitando ao empobrecimento do conhecimento humanístico e da sabedoria herdada ao longo da história, com base na diversidade das culturas. Mesmo quando são de conteúdo aparentemente técnico, muitos livros recentes sobre os temas da informação e do conhecimento acabam caindo nesse viés esterilizante. O grande mérito do presente livro é justamente oferecer elementos que se contrapõem, em graus diferenciados, a essa visão predominante. Estimula-se o movimento de aproximação tanto de áreas da cultura e da educação, como da administração empresarial e territorial. A gestão da informação e o conhecimento adquirem dimensão social e histórica e não se limitam ao relacionamento individual entre homem e máquina. O livro discute as condições e limitações da informação e do conhecimento que estão empenhadas nos processos de inovação, nos projetos empresariais e no desenvolvimento local e regional, na educação e na sustentabilidade, enquanto preocupações voltadas para o futuro, em particular, no que concerne ao meio ambiente. Contra a hiperespecialização das disciplinas compartimentadas, os autores conseguiram, coletivamente, acionar uma rede internacional de pesquisadores e estudiosos para produzir uma real aproximação dos campos do saber.