Contribuindo para a melhoria da qualidade da Educação Infantil, as escalas de avaliação de ambientes educacionais para crianças de 0 a 3 anos e de 3 a 5 anos, partem do princípio de que os ambientes onde crianças estão inseridas têm impacto na vida delas. Precisamos estar atentos àquilo que comporia um ambiente de creche e pré-escola, que apresentaria maiores oportunidades sociais e culturais para o desenvolvimento saudável e de aprendizagem de todas elas. Os autores prepararam as ferramentas para que todos os envolvidos em educação infantil possam utilizá-las, seja no seu cotidiano ou nos processos de acompanhamento das práticas: professoras/res; coordenadoras/res pedagógicas/os; supervisoras/res; diretoras/diretores das instituições e gestoras/res de sistema. Além disso, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professoras/res dos cursos de Pedagogia e áreas afins a educação em geral, podem utilizar como ferramenta de formação profissional, instrumentos de pesquisas científicas e em projetos de avaliação e monitoramento de práticas e políticas. Ambas as escalas são de fácil manuseio e podem ser utilizadas em processos de auto-avaliação e avaliação interna (do ponto de vista da instituição educativa) e externa (do ponto de vista da gestão do sistema educativo). Trazendo inspirações para mudanças desejáveis, são úteis tanto para o sistema educacional quanto para o cotidiano das instituições educativas.