Os paradigmas da educação do campo têm mostrado que há uma densa relação entre escola, agricultura familiar e vida camponesa. Disso, pressupõem a necessidade de um ensino no meio rural, nos moldes apropriados para um nato campesino, contrapondo o modelo rural de escolarização fruto do colonialismo e dos velhos padrões sociais hegemônico do capital. Um modelo que proporcione o desenvolvimento de competências, o fortalecimento das comunidades e a permanência das pessoas nesses espaços. A obra Experiências, realidades e contextos da Educação do Campo no sul do Piauí é composta de onze capítulos que refletem e disseminam conhecimentos sobre a educação do campo, agricultura familiar e vida camponesa no meio rural piauiense, nas diferentes perspectivas: histórica, geográfica, sociológica, pedagógica, ambientalista, educacional, entre outros. A obra foi organizada junto ao coletivo de professores e outros colaboradores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí, em Bom Jesus - UFPI/CPCE. Destaca-se por ser uma produção pioneira no tema campo e educação no sul do Piauí, abordando uma série de experiências, realidades e contextos baseados em estudos e pesquisas desenvolvidos em colaboração com seus atores sociais - moradores das próprias áreas rurais da região.