Este livro está estruturado de modo a se tornar um auxílio didático valioso nos cursos de Epistemologia ministrados em graduações de Psicologia e Educação brasileiras. Organizando historicamente as principais idéias acerca do conhecimento, sintetiza o pensamento epistemológico das correntes e autores mais influentes na definição da atividade científica, seguindo o essencial das discussões sobre a ciência moderna desde seu surgimento. Abordando autores contemporâneos, com concepções distintas e na maioria das vezes ausentes das introduções a este tema em língua portuguesa, esta obra vem preencher a carência de textos que sintetizem o pensamento de autores como Husserl, Popper, Kuhn e Bachelard para alunos de graduação. Introdução à Epistemologia apresenta três grandes unidades didáticas. Na primeira, temos o nascimento da ciência moderna e sua distinção em relação às antigas formas de conhecimento. A segunda parte trata do período em que o Positivismo dominou a cena intelectual e catalisou as reações críticas da Fenomenologia e Historicismo. Por fim, a terceira e última parte do livro introduz a questão da filosofia da ciência hoje, com o debate contemporâneo entre a abordagem prescritiva, do Racionalismo Crítico, e a abordagem descritiva, do sociologismo contemporâneo. No último capítulo, apresenta-se um panorama do estado atual da questão, introduzindo propostas mais recentes destas tradições. Introdução à Epistemologia tem o mérito de mostrar que não existe algo como o monopólio epistemológico. As escolas concorrem entre si na busca da melhor compreensão de conhecimento, mas faz isso sem sucumbir a um relativismo estéril.