Historicamente, a prática esportiva é originalmente masculina, não apenas porque praticada por homens, mas também por estar imbuída de qualidades e valores tidos como masculinos, tais como coragem, força, velocidade, combatividade, companheirismo, superação. Por outro lado, é possível afirmar que mulheres e meninas têm conquistado espaço no mundo esportivo. As aulas de educação física e outros espaços esportivos na escola são palco dessa transformação, em que o corpo pode se tornar habilidoso, ampliando suas possibilidades. Em outras palavras, constituir-se ágil, hábil, adotar uma postura competitiva e de enfrentamento são estratégias adotadas por meninas, meninos e atletas para conquistar um lugar no jogo. Este livro analisa como as relações de gênero atravessam as práticas corporais, em especial, o esporte. Sem dúvida, gênero é um marcador social de diferenças imprescindíveis para compreender e intervir pedagogicamente na educação física escolaHistoricamente, a pratica esportiva e originalmente masculina, nao apenas porque praticada por homens, mas tambem por estar imbuida de qualidades e valores tidos como masculinos, tais como coragem, forca, velocidade, combatividade, companheirismo, superacao. Por outro lado, e possivel afirmar que mulheres e meninas tem conquistado espaco no mundo esportivo. As aulas de educacao fisica e outros espacos esportivos na escola sao palco dessa transformacao, em que o corpo pode se tornar habilidoso, ampliando suas possibilidades. Em outras palavras, constituir-se agil, habil, adotar uma postura competitiva e de enfrentamento sao estrategias adotadas por meninas, meninos e atletas para conquistar um lugar no jogo. Este livro analisa como as relacoes de genero atravessam as praticas corporais, em especial, o esporte. Sem duvida, genero e um marcador social de diferencas imprescindiveis para compreender e intervir pedagogicamente na educacao fisica escolar.