As produções científicas ajudam a universidade a cumprir sua função social. O livro Educação: dilemas e perspectivas apresenta uma coletânea de textos resultantes de pesquisas realizadas em Programas de Pós-Graduação que, em seu conjunto, tem como eixo central temáticas na área da educação. O livro apresentado ilustra bem esta afirmativa. Temos textos que abordam Psicanálise, História da Educação, Educação de Jovens e Adultos, Avaliação, Educação Especial, Didática e formação docente, Didática e ensino superior, políticas nacionais, ou seja, objetos de estudo diferenciados e diversos que apontam para mudança de paradigmas, ampliação do conceito de fontes e apropriação de métodos de áreas afins. O contexto desta produção tem demandado dos Programas de Pós-Graduação a publicização das pesquisas em andamento ou concluídas. Isso tem gerado reações distintas: por um lado uma crítica ao produtivismo exigido pelas agências de fomento, por outro a concordância com a necessidade de fazer esse conhecimento sair dos muros das universidades, uma vez que em diversos casos essa é uma produção endógena que fica ilhada nos programas. As publicações permitem ao pesquisador divulgar os resultados obtidos junto à comunidade, de modo que esta possa utilizá-los ou avaliá-los. Isso tem consentido um aumento da produção científica no Brasil.