Esta obra tem como objeto de análise o Colégio Marista de Cascavel, fundado no ano de 1962, no contexto da migração para o oeste paranaense e da urbanização do município. A pesquisa situa-se no campo da História e Historiografia das Instituições Educacionais. Trata-se de uma investigação histórica e documental que procurou reconstituir a história e a memória da implantação dessa importante instituição escolar confessional do oeste paranaense. A realização do estudo se deu por meio da análise de documentos que descrevem a trajetória da escola, bem como suas atividades e sua relevância no cenário educacional de Cascavel. O marco temporal da pesquisa contempla o período do início das atividades pedagógicas (1962), até o período em que o ensino técnico-profissional cessou suas atividades, no contexto pós-ditadura civil militar (1989). A pesquisa foi realizada por meio de levantamento e análise de fontes e documentos, cuja finalidade foi contribuir para a preservação da memória da instituição e com o estudo da história das instituições escolares no oeste do Paraná. O estudo revelou que o Colégio Marista de Cascavel procurou cultivar uma educação integral, que compreendia os aspectos: físico, mental e espiritual; para tanto, praticava um ensino de caráter moral, civil e religioso, por meio da educação física, da instrução patriótica, da educação religiosa, da educação escolarizada e da disciplina. A pesquisa sobre a trajetória histórica desta instituição implicou fazer memória de um importante período histórico da educação brasileira.