Uma boa história depende de um bom vilão. O herói pode ser belo e forte, mas a história será uma chatice se não tiver um vilão competente. O papel do antagonista na ficção é proporcionar o necessário conflito, é dar ao herói a oportunidade de brilhar. O protagonista prospera na adversidade e cabe ao antagonista criá-la. O que seria de Luke Skywalker sem Darth Vader? O que seria do Mundo das Trevas sem seus monstros, fanáticos e caçadores? Antagonistas contém: Mortos-vivos, caçadores de monstros, fanáticos religiosos, membros de organizações secretas e criaturas sobrenaturais interessantes, bem como idéias e sugestões para histórias que podem ser usadas em qualquer crônica ambientada no Mundo das Trevas; Uma análise das inúmeras possibilidades que o sobrenatural oferece como fonte de conflitos e antagonistas a serem enfrentados pelos personagens dos jogadores; Guias para a criação de novos inimigos, rivais ou títeres para todos os tipos de personagens: mortais, vampiros, lobisomens, magos etc. Faz-se necessário o Livro de regras do Mundo das Trevas.