Pautados nos sete eixos temáticos que constitui o Documento-Referência da Conferência Nacional de Educação (Conae 2014), os artigos que compõem esta obra explicitam as diretrizes para as intervenções realizadas pelos autores, durante as dezoito Conferências Intermunicipais de Educação do Rio Grande do Norte, que ocorreram em 2013. O Fórum Estadual de Educação do Rio Grande do Norte assumiu a responsabilidade de coordenar as dezoito Conferências Intermunicipais de Educação do RN (Coime/RN), reunindo profissionais, estudantes, pais, dirigentes, conselheiros da educação básica, tecnológica e superior, bem como setores organizados da sociedade civil, para “conferir” se e como foram viabilizadas as diretrizes e estratégias construídas em 2010, congregando mais de 3.000 participantes, entre maio a junho de 2013. Os textos apresentam aos leitores, análises sobre recortes teóricos dos conceitos que orientam as discussões do Documento-Referência, bem como dados sobre a realidade educacional, desafios, expectativas, entendimentos, críticas e controvérsias sobre os contextos, atores e situações referentes à educação brasileira e do Rio Grande do Norte, com proposições para implantação de políticas de Estado que contribuam para a melhoria efetiva da qualidade da educação.