O insucesso escolar não é uma fatalidade. A presente obra desenvolve, a este respeito, uma larga reflexão, sempre fundamentada sobre elementos de pesquisa empírica, como o estudo da evolução das taxas de retardamento escolar em dois países francófonos: Bélgica, França e cantão de Genebra, ou a análise das representações que fazem os professores a esse respeito, ou ainda a avaliação dos efeitos cognitivos da duplicação ou dos prejuízos sócio-afectivos. A obra aborda, ainda, estudos internacionais sobre o rendimento escolar. Estes permitem comparar a respectiva eficácia dos sistemas de ensino que aboliram a duplicação e daqueles que conservaram esta prática. No total, professores, pedagogos e decisores políticos encontrarão aqui uma mina de informações científicas, particularmente abundantes, que alimentarão a sua reflexão. Esta é uma obra destinada a professores, pedagogos, centros de orientação, políticos, responsáveis e famílias, interessados na luta contra o insucesso escolar. MARCEL CRAHAY é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Liège. Professor de Psicologia e de Ciências da Educação nesta mesma Universidade. É presidente da Associação Internacional para a Avaliação do Rendimento Escolar