Dirigida a professores e a estudantes de licenciatura em Filosofia. Longe de ser uma obra engessada, fornece pistas para inspirar professores da área a criar seu itinerário próprio de ensino, constituindo um material de apoio ao trabalho didático com filosofia. Propõe alguns passos na direção de uma educação que priorize as questões locais, a relação afetiva e a reflexão ética. A forma como está organizada a obra é um convite ao professor para experimentar formas e temas diversos ao “ensinar Filosofia” e criar a sua própria maneira de ensinar. Para isso, comenta temas de interesse dos alunos e fornece textos de complementação à abordagem. Os temas podem ser articulados pelo professor, como um material de fácil acesso, na preparação de suas aulas e para sua própria referência. Reforça a importância da prática e do exercício do olhar dos alunos para o mundo onde vivem. Pretende que eles possam identificar nesse mundo os elementos com os quais e sobre os quais irão agir, no exercício de suas atividades como membros pertencentes à sociedade. Ao final do livro, as imagens reproduzidas em cores podem ser um valioso material complementar para discussões filosóficas, propondo algo além de anúncios ou propagandas.