A essência da estratégia reúne algumas das mais importantes ideias sobre o sucesso nos negócios a partir de três livros clássicos: A arte da guerra, de Sun Tzu, O Príncipe, de Nicolau Maquiavel e Ajude-se, de Samuel Smiles. Três livros muito diferentes, escritos com séculos de distância entre eles, têm se revelado fontes altamente valiosas de ideias para pessoas ambiciosas que atuam no mundo dos negócios. A arte da guerra há muito tempo é o favorito entre os que desejam obter vantagens em reuniões. Embora seja um autor astuto e perceptivo, Sun Tzu empenha-se em enfatizar que, para um líder, é muito importante manter virtudes essenciais. O mesmo já não acontece com Nicolau Maquiavel. Seu O príncipe propunha táticas tão notoriamente ardilosas (e absolutamente vis), que até pessoas que nunca leram o livro compreendem as implicações do termo "maquiavélico". Ajude-se, de Samuel Smiles, é menos conhecido como clássico da área de negócios, mas também tem algumas percepções úteis para qualquer empreendedor interessado em chegar ao topo. este livro traz interpretações dessas influenes obras usando-se estudos de caso do século XXI e exemplos modernos de negócios. Os capítulos incluem dicas práticas e citações inspiradoras, seguramente ajudarão o leitor a fazer de sua carreira um sucesso e superar a concorrência. A essência da estratégia é uma interpretação moderna das ideias essenciais desses clássicos. A intenção não é substituí-los, mas ilustrar a natureza atemporal de suas percepções, dando-lhes vida com exemplos contemporâneos.