O Balanced Scorecard (BSC) está presente em praticamente todas as empresas listadas pelas revistas especializadas como maiores e melhores empresas do Brasil. Apesar do muito que já foi feito, ainda existe uma lacuna muito grande em relação ao que precisa ser realizado em termos da transformação da estratégia em ações e efetividade do marketing nas organizações. Esta obra apresenta os casos dos modelos de implantações do BSC dos principais setores da economia brasileira através de empresas fictícias (Companhia Brasileira de Bancos Associados, Companhia Brasileira de Comunicação, Companhia Brasileira de Energia, Companhia Automobilística Brasileira e Companhia Brasileira de Transações). Este estratagema possibilita aos leitores a identificação e entendimento dos principais objetivos estratégicos e indicadores de performance das organizações. O livro é encerrado com a fábula da vacina e da gestão de risco, para que o leitor entenda que a identificação do risco, proximidade e impacto são atividades de importância vital no mundo dos negócios de hoje, uma vez que não é possível eliminar e evitar todos os riscos do ambiente corporativo.