Estamos entre aqueles que se empolgaram com as mudanças pedagógicas e consideram todo acúmulo como subsunçor de "novos avanços". Cedo, percebemos que esses só se consumam quando seguidos por um efetivo processo de avaliação formativa. Participamos de discussões, capacitações, congressos e interessamo-nos pelas políticas públicas para a escola médica. Assim identificados, viemos ao longo do percurso, inevitavelmente, nos encontrar entre os facilitadores da Educação Permanente, que possibilitaram esta abordagem inovadora: a Educação Permanente na Academia (EPA). Nosso grupo de facilitadores deparou-se com dificuldades. Era praticamente impossível qualquer movimento de capacitação se este não lidasse, inicialmente, com as questões advindas dos indivíduos no grupo. Era preciso uma abordagem que resgatasse o indivíduo e possibilitasse o coletivo. Assim, com a contribuição de vários colegas foram construídas as bases teórico- metodológicas para uma Educação Permanente que busca acolher, dialogar e promover o crescimento pessoal e pedagógico de seus participantes. O realismo desta caminhada torna sua leitura instigante. Ao longo do texto, vários exemplos são descritos. Também se discorre sobre outras possibilidades de organização para a EPA, possibilitando que cada coletivo trilhe e desenvolva seu próprio processo. Assim, ao mesmo tempo que trabalha as potencialidades da EPA, este livro contribui para o enfrentamento das dificuldades e barreiras a seu desenvolvimento. Esperamos, destarte, auxiliar outras instituições e serviços que estejam neste caminho a avançar em seus propósitos e desejamos-lhe uma leitura significativa!