Aqui é preconizado reformar o pensamento para reformar o ensino e reformar o ensino para reformar o pensamento. No sentido da reforma do pensamento, Edgar Morin propõe os princípios que permitiriam seguir a indicação dada por Pascal: "tenho por impossível conhecer as partes sem conhecer o todo, bem como conhecer o todo sem conhecer particularmente as partes...". Estes princípios conduzem muito para além de um conhecimento fragmentado, o qual, tornando invisíveis as interacções entre um todo e as suas partes, quebra o complexo e oculta os problemas essenciais; conduzem igualmente para além de um conhecimento que, apenas vendo globalidades, perde o contacto com o particular, o singular e o concreto. Estes princípios conduzem ao remediar da funesta desunião existente entre o pensamento científico, que desassocia os conhecimentos e não reflecte sobre o destino humano, e o pensamento humanista, que ignora as aquisições das ciências que podem alimentar as suas interrogações sobre o mundo e a vida. Daí a necessidade de uma reforma de pensamento, que, no que diz respeito à nossa aptidão para organizar o conhecimento, permitiria a união de duas culturas divorciadas. Logo, poderiam reaparecer as grandes finalidades do ensino que deveriam ser inseparáveis: suscitar uma cabeça bem feita, mais do que bem cheia, ensinar a condição humana, iniciar a viver, enfrentar a incerteza, aprender a tornar-se cidadão. EDGAR MORIN, nascido em Julho de 1921, vive em Paris, resistiu ao nazismo e depois ao estalinismo, actor político independente, é sociólogo do contemporâneo, iniciador do pensamento complexo, é hoje director emérito de Investigação no CNRS, onde preside ao Comité Científico Ciências e Cidadãos. É presidente da Agência Europeia para a Cultura (UNESCO), presidente da Associação para o Pensamento Complexo, membro fundador da Academia da Latinidade, co-director da revista Communications. É investigador e membro honorário do Instituto Piaget, que lhe outorgou o Prémio Poética do Pensar e que da sua autoria já publicou: Introdução ao Pensamento Complexo; Vidal e os Seus; Terra-Pátria; Amor, Poesia, Sabedoria; Para Uma Política de Civilização; A Sociedade em Busca de Valores; Os Desafios do Século XXI; Os Sete Saberes para a Educação do Futuro.