A gênese deste livro começa há muitos anos atrás, com cursos de extensão homônimos, oferecidos pela primeira organizadora desse livro. A demanda era muito grande e sempre excedendo em muito o número de vagas oferecidas. Primeiramente, os cursos foram oferecidos na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e, desde 2011, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. A cada curso era solicitado que se mantivesse um Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez. Assim nasceu o GEPeSS. Os temas das aulas, associados às pesquisas de algumas colegas, colaboradoras, doutorandas e mestrandas, geraram este livro. O livro Surdez: comunicação, educação e inclusão divide-se em três eixos. O primeiro, mais genérico, aborda temas como surdez, sociedade e cultura. O segundo envolve as interfaces de áreas do conhecimento, como fonoaudiologia, tecnologias de informação e surdocegueira. O terceiro fecha o ciclo, destacando os capítulos sobre educação em diálogo com as múltiplas dimensões que um processo educacional para surdos envolve, como a linguística e a interpretação. Entendemos que, dessa forma, oferecemos um livro a todos aqueles que se interessam pelo amplo espectro sobre surdez: professores, alunos, familiares e os próprios surdos, refletindo cada vez mais sobre sua história, cultura e identidade. Aproveitem a leitura.