Este livro de Pascale Gillot, de importância ímpar para os debates e a reflexão do presente, expõe e sistematiza o trajeto de encontro entre o anti-humanismo teórico e o antipsicologismo. A aproximação de Althusser e de Lacan se faz como proposta de um duplo movimento de retorno à cientificidade, a Marx e a Freud. Althusser estabelece a junção de duas das mais altas perspectivas teóricas contemporâneas. Sua inovadora e radical leitura do marxismo se soma à sua particular apropriação e articulação do pensamento freudiano e lacaniano. Sobredeterminação, causalidade estrutural, leitura sintomal e, por fim, ideologia como inconsciente e sua a-historicidade, são termos centrais da obra de Althusser que, desde a segunda metade do século XX, ganham fama mundial. O problema do sujeito e de sua constituição é o pano de fundo do projeto teórico althusseriano. Althusser enxergará em Lacan o responsável pela lição decisiva acerca da ruptura científica promovida da interpretação de Freud em face da psicologia. E, nessa mesma esteira, se na questão do inconsciente se funda um continente de cientificidade, o mesmo se dará com o marxismo: o continente-História será resultado da ruptura teórica de Marx com Hegel e as tradições idealistas que até então explicavam a sociedade. Este livro de Pascale Gillot, de importância ímpar para os debates e a reflexão do presente, expõe e sistematiza o trajeto de encontro entre o anti-humanismo teórico e o antipsicologismo. A aproximação de Althusser e de Lacan se faz como proposta de um duplo movimento de retorno à cientificidade, a Marx e a Freud. Althusser estabelece a junção de duas das mais altas perspectivas teóricas contemporâneas. Sua inovadora e radical leitura do marxismo se soma à sua particular apropriação e articulação do pensamento freudiano e lacaniano. Sobredeterminação, causalidade estrutural, leitura sintomal e, por fim, ideologia como inconsciente – e sua “a-historicidade” –, são termos centrais da obra de Althusser que, desde a segunda metade do século XX, ganham fama mundial. O problema do sujeito e de sua constituição é o pano de fundo do projeto teórico althusseriano. Althusser enxergará em Lacan o responsável pela lição decisiva acerca da ruptura científica promovida da interpretação de Freud em face da psicologia. E, nessa mesma esteira, se na questão do inconsciente se funda um continente de cientificidade, o mesmo se dará com o marxismo: o continente-História será resultado da ruptura teórica de Marx com Hegel e as tradições idealistas que até então explicavam a sociedade.Este livro de Pascale Gillot, de importância ímpar para os debates e a reflexão do presente, expõe e sistematiza o trajeto de encontro entre o anti-humanismo teórico e o antipsicologismo. A aproximação de Althusser e de Lacan se faz como proposta de um duplo movimento de retorno à cientificidade, a Marx e a Freud. Althusser estabelece a junção de duas das mais altas perspectivas teóricas contemporâneas. Sua inovadora e radical leitura do marxismo se soma à sua particular apropriação e articulação do pensamento freudiano e lacaniano. Sobredeterminação, causalidade estrutural, leitura sintomal e, por fim, ideologia como inconsciente – e sua “a-historicidade” –, são termos centrais da obra de Althusser que, desde a segunda metade do século XX, ganham fama mundial. O problema do sujeito e de sua constituição é o pano de fundo do projeto teórico althusseriano. Althusser enxergará em Lacan o responsável pela lição decisiva acerca da ruptura científica promovida da interpretação de Freud em face da psicologia. E, nessa mesma esteira, se na questão do inconsciente se funda um continente de cientificidade, o mesmo se dará com o marxismo: o continente-História será resultado da ruptura teórica de Marx com Hegel e as tradições idealistas que até então explicavam a sociedade.