Por Marcos Bagno, autor do livro O que me deu a idéia de escrever este livrinho foi uma mistura de cansaço e indignação com a orientação dada à pesquisa nas escolas fundamental e média. Quando pergunto a meus filhos e aos colegas qual foi realmente o “comando” da professora, eles me mostraram o caderno onde está anotado, laconicamente: “Trabalho de pesquisa. Tema: X. entregar até dia X.” E mais nada. É ou não é para se indignar? Para vencer a indignação, resolvi costurar alguns retalhos de idéias que venho juntando num balaio e tentar, com elas, ajudar aqueles que sentem falta de um pequeno “manual de instruções” para empreender uma pesquisa ou – e este é meu principal objetivo – para ensinar a pesquisar. Este livro se divide m duas partes. A primeira trata da pesquisa na escola em geral, e quer dar algumas sugestões para transformar a atividade de pesquisa numa verdadeira fonte de aquisição de conhecimento. A segunda é uma tentativa de introduzir a atividade de pesquisa também naquela disciplina que, ao lado da matemática, é considerada a mais importante: língua portuguesa. As idéias expostas ali são bastante diferentes do que tradicionalmente se lê e se ouve a respeito das questões gramaticais. Algumas pessoas podem até se assustar com ela, mas este é um dos meus objetivos: sacudir a poeira acumulada durante séculos sobre o ensino da língua para ver o que realmente existe ali embaixo!