O livro As Contribuições da Teoria das Repre-sentações Semióticas Para o Ensino e Pesquisa na Educação Matemática apresenta resultados de pesquisas voltadas para os processos de ensino, aprendizagem e avaliação de Matemática na Educação Básica e Superior. Tais pesquisas são subsidiadas pela Teoria de Representações Semióticas de Raymond Duval, contemplando tanto operações metadiscursivas de formação, tratamento e conversão (e os fenômenos de congruência semântica) quanto as funções discursivas e suas respectivas operações cognitivas: função referencial e as operações cognitivas de designação pura, categorização simples, determinação e descrição; função apofântica de predicação e elocução (com valores de natureza social, lógica e epistêmica) e a função de expansão discursiva e as operações de narração, explicação, descrição e raciocinamento (por argumentação retórica ou dedução lógica) e suas formas de expansão (natural, formal, lexical ou cognitiva oriundas de similaridades internas ou externas e semióticas ou semânticas). Os textos apresentados nesta obra são de autoria de professores de diferentes Estados brasileiros e do próprio autor da teoria, Raymond Duval. Algumas das diferentes contribuições voltam-se para questões específicas de salas de aulas de Matemática, com certeza já enfrentadas por professores no desenvolvimento dessas aulas e outras para reflexões sobre dificuldades recorrentes apresentadas pelos alunos ao longo de seu processo de escolarização.