Vivemos, hoje, sob os signos da mudança e da instantaneidade. O mundo encolheu. Imagens e textos nos chegam intensa e rapidamente, a qualquer hora e em qualquer lugar. A revolução causada pelo avanço dos meios de comunicação, incluindo aí os meios digitais, pede, por isso, novas formas de olhar. Esse é, em linhas gerais, o tema que perpassa os artigos deste segundo Caderno Didático de RTV. O professor Manuel Reis, por exemplo, apresenta uma reflexão sobre a comunicação e a crise de significados provocada pela profusão de informações que recebemos cotidianamente. "Overdose do imaginário?" indaga, para destacar que cabe à escola instrumentalizar os alunos para lidarem conscientemente com os múltiplos sinais visuais, muitos deles simultâneos, a que estão sujeitos. Reis acredita que, diante da crise de visibilidade e de significados resultante das recentes mudanças, precisamos propor uma educação visual que possibilite a reconstrução holística e humana desses significados. Ao mesmo tempo, preconiza a necessidade de se estabelecerem parâmetros ou um novo paradigma para a consciência e a ética, pois, segundo ele, "somente a consciência pode gerar significados".