Dirigida a professores, coordenadores, diretores e todos os que se interessam pela educação da infância, a obra traz a experiência e o estudo das autoras sobre o ensino de Matemática na Educação Infantil, com ideias, sugestões, certezas e dúvidas vindas da prática profissional. Parte de atividades do universo da criança como elementos motivadores para uma proposta de organização do trabalho na Educação Infantil aliada ao ensino de conceitos matemáticos. Apresenta sugestões de sequências didáticas para os anos finais da Educação Infantil sobre temas relacionados às medidas, ao tratamento da informação e aos números, como: seguir uma receita, saber a data de aniversário dos colegas, colecionar objetos e criar um boneco amigo. Propõe encaminhamentos para a exploração prévia das atividades, bem como sugere intervenções durante a atividade e a ampliação do trabalho. Traz comentários, propostas de avaliação para cada sequência didática e indicações de bibliografia para o aprofundamento dos estudos do professor. Explora recursos pessoais comunicação, expressão e negociação de ideias, capacidade de decisão e escolha, planejamento e organização das ações, convívio com o outro – para a resolução de problemas do cotidiano, envolvendo saberes de diferentes áreas do conhecimento. A obra traduz o interesse em examinar como a Matemática se insere nas diferentes práticas dos professores brasileiros e favorece a construção de saberes em contextos interdisciplinares, num cenário de problematização e de investigação.