Este é um livro inovador escrito com a concepção de que todo ensino precisa ser baseado em evidências. Dentro dessa concepção, o professor é um profissional que coleta informações sobre seus alunos e as interpreta a partir da pesquisa científica a fim de planejar seu programa de ensino. Além disso, este livro reconhece que a atividade do professor em sala de aula envolve simultaneamente dois processos de ensino-aprendizagem: um relacionado à aprendizagem do aluno, e o outro relacionado à aprendizagem do professor. Recomendamos que o livro seja utilizado em estreita conexão com atividades, que serão implementadas por meio de trabalhos desenvolvidos ao longo da leitura. E, deste ponto de vista, o livro também atenderá às necessidades do futuro professor, aquele que se encontra em fase de formação e que já inicia estágios em sala de aula, uma vez que a obra abordará questões de aprendizagem a partir da apresentação de pesquisas recentes sobre a formação e desenvolvimento de conceitos matemáticos em crianças, oferecendo uma rica discussão teórica sobre os resultados dessas pesquisas. Trata-se, portanto, de um livro que auxiliará tanto o professor em suas aulas e em sua formação continuada, quanto o aluno de pedagogia, futuro professor