Educação Especial e Inclusiva: Percursos teóricos e práticos para a escola que queremos é um livro que reúne as vivências acadêmicas e de prática pedagógica de profissionais que atuam no ensino, na pesquisa e na prática de sala de aula da educação básica e tecnológica. Representa reflexões importantes sobre o processo de inclusão de pessoas com deficiência na escola pública brasileira, onde professores da sala de aula comum são desafiados a enfrentar este processo complexo e permeado de polêmicas e superações. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar não é uma discussão exclusiva de profissionais que atuam com o público alvo desta modalidade de ensino: pessoas com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação. A educação especial e inclusiva nos remete para reflexões qualitativas do processo de ensino e aprendizagem desenvolvido nas escolas públicas que conhecemos e atuamos como profissionais da educação. Os percursos teóricos e práticos analisados neste livro pretendem nos direcionar ao destino de uma escola pública, de qualidade social e acessível para qualquer pessoa que busca realizar sonhos, efetivar direitos e formar-se cidadão para um mundo melhor e mais inclusivo para as pessoas com deficiência. Assim, o livro destina-se a todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação que atuam na escola pública assim como para os estudantes dos cursos de Pedagogia, das licenciaturas em geral e cursos técnicos e tecnológicos que discutem o processo de inclusão na escola pública em nosso País.