Este livro aborda questões relacionadas a duas temáticas muito recorrentes na área da Educação e que, embora independentes como campos de investigação, estão intimamente articuladas: o trabalho e a formação docente. Os textos, trazem discussões e reflexões sobre o professor, o seu trabalho e a sua formação no mundo contemporâneo. A complexidade do trabalho docente, decorrente de sua natureza e do modo como está organizado é a temática central dos dois primeiros capítulos, que discutem essa complexidade em relação às ações que o constituem e às características que podem torná-lo fonte de bem-estar para os professores. Nos demais capítulos os autores discutem a formação em seus múltiplos aspectos, funções e espaços formadores, fornecendo elementos relevantes para se pensar as formações necessárias para o professor do mundo contemporâneo. A formação docente é apresentada por meio de temáticas relacionadas aos processos de formação inicial e continuada, com diferentes perspectivas de análise, que abordam desde os benefícios de um programa de formação para o aumento da motivação e do bem-estar docente, passando por discussões sobre o currículo, o estágio e as formações em contextos específicos. O livro foi pensado para um público que vive, pesquisa e pensa a Educação, tanto em seus aspectos mais globais como em um recorte mais específico, qual seja: a questão da docência – enquanto trabalho e formação. Esperamos que a leitura deste livro contribua para a emergência de ações que possam auxiliar na melhoria da educação e da qualidade de vida e do trabalho do professor.