O fascínio da palavra escrita leva muitas pessoas a acreditar que seu sucesso no mercado de trabalho está diretamente relacionado a sua capacidade de bem redigir. Motivados pelo brilho que a palavra provoca ou pelo poder encantatório do som que irradia, alguns profissionais empenham-se na prática de exaustivos exercícios, objetivando aprender a escrever. O tema da redação técnica tem interessado a muitos autores, cujas orientações ora pendem para o lado da forma e do estilo, ora para o lado do conteúdo e da concatenação das ideias. A área não está livre daqueles que simplificam a redação comercial a meia dúzia de frases-feitas e de decálogos de duvidosa eficácia. Por isso, este manual aplicou-se à teoria da redação como suporte para a aprendizagem da redação técnica. Lado a lado com noções fundamentais de comunicação, expõe inúmeros modelos de cartas comerciais, com comentários sobre as falhas que apresentam. Completa a aprendizagem um conjunto de modelos de cartas que permitem observar técnicas de simplificação da linguagem. A habilidade de escrever pode ser adquirida com treinamento. Assim como o jogador inexperiente pode sair-se bem casualmente em uma disputa, a regularidade de desempenho satisfatório, no entanto, depende da prática contínua, de treinamentos estafantes. Na área da redação comercial, não é diferente: é preciso muito rascunho até se chegar a um texto adequado e consistente. O redator profissional deve ter consciência de que as informações que transmite são retidas apenas se tiverem conteúdo significativo para o destinatário. A mensagem, ainda que elaborada de forma gramatical, pode não atingir seu objetivo justamente por desconsiderar as reais necessidades do receptor. É dentro desse contexto que se afirma que para aprender a escrever é preciso aprender a pensar, aprender a encontrar idéias e a concatená-las. A fórmula parece simples e, no entanto, carregada de dificuldade, visto que a aprendizagem de uma está condicionada pela capacidade de executar bem as outras. A comunicação só se torna eficaz quando se atinge o objetivo. Já não se trata de escrever corretamente, mas de alcançar uma resposta. Comunica-se bem quem atinge o destinatário e torna comum suas ideias. A preocupação com a gramática é necessária, mas mais importante é ocupar-se da capacidade de recepção do destinatário e levá-lo a alguma ação, que só ocorre quando o receptor entende o que lhe foi dirigido. Este manual de redação comercial apóia-se na lição da necessidade de clareza na exposição das ideias, de sua articulação, coesão e coerência. Particularmente, ocupa-se de técnicas que possibilitem comunicar ideias e alcançar o resultado que se tem em vista. Detém-se em orientações práticas que contribuem para a efetividade da comunicação: o uso de um código o menos ambíguo possível, de uma linguagem adequada ao destinatário. Texto básico para cursos especiais sobre redação técnica ou comercial. Recomendado para a disciplina TÉCNICA DE SECRETARIADO dos cursos de Secretariado. Livro de consulta e referência indispensável para secretárias, redatores, profissionais liberais e outros que se dediquem à redação comercial.