Português: linguagens, obra das mais elogiadas pela avaliação do MEC no PNLD e reconhecida por professores e alunos como uma das mais completas e inovadoras, chega à sua 3ª edição, reformulada e atualizada. Embora esta edição apresente um número significativo de novos textos e estudos, a coleção mantém o princípio de que, para uma criança se transformar num bom leitor e produtor de textos, é necessário que ela leia muito, e leia textos de qualidade. Por isso, toma o texto e a leitura como centro de todas as atividades da disciplina. Assim, lidando com textos e gêneros variados, o aluno é convidado a ler, interpretar e produzir textos a todo instante. Desse repertório fazem parte os tipos de texto e gêneros textuais que circulam socialmente: clássicos da literatura universal, textos literários de autores brasileiros contemporâneos, quadrinhos, notícias, entrevistas, textos instrucionais, relatos, anúncios publicitários e vários outros gêneros do cotidiano. A leitura de textos não verbais ou mistos recebe um tratamento único nesta coleção: filmes, pinturas, cartuns e outros tipos de textos visuais são explorados com roteiros específicos de leitura e análise. A produção de texto, que está integrada aos temas das unidades e aos textos explorados na leitura, é trabalhada pela perspectiva dos gêneros do discurso, incluindo os gêneros orais. Nessa abordagem, os textos não são produzidos apenas para leitura e avaliação do professor. Voltam-se para a realização de projetos, cuja finalidade é recriar a situação própria do gênero e dar sentido à produção dos alunos. Nesta edição, o volume do 1º e o do 2º ano são acompanhados de um CD, que enriquece as atividades de leitura e serve como complemento ao trabalho com oralidade e gêneros orais.