Como decifrar e gerenciar a intrincada cultura corporativa? O que significam os termos protocultura, core competences e learning organization? Em A Face Oculta da Empresa, que chega às livrarias pela Editora Senac Rio, o autor Marco A. Oliveira examina, detalhadamente, conceitos fundamentais para se compreender a complexa dinâmica existente entre cultura corporativa e estratégica. Ao longo de nove capítulos, Marco A. Oliveira trata de vários aspectos da gestão empresarial e oferece uma visão abrangente, fundamentada em conceitos antropológicos consagrados. Consultor de empresas há mais de 30 anos e mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, o autor enriquece a obra com um glossário com mais de 100 expressões que esclarecem nomenclaturas e termos próprios das organizações. Diferentes tipos de cultura corporativa são tratados no livro. No segundo capítulo, Marco A. Oliveira fala sobre contribuições dos valores do fundador à cultura da empresa. Ele traz o passado à tona, usando como exemplo o que aconteceu com a Disney Corporation, no fim da década de 80. Ele lembra que quando Michael Eisner assumiu a direção da empresa, mais de 10 anos após a morte de Walt Disney (1901-1966), a cada decisão estratégica os altos executivos se mostravam indecisos, imaginando o que Disney teria feito naquele caso. Eisner resolveu inovar contratando novos colaboradores e promoveu uma verdadeira revolução na companhia. A ousadia deu certo.