No presente livro, tem-se que o passar pela experiência da avaliação formativa com a elaboração do portfólio foi gratificante, no entendimento de alguns graduandos, o portfólio é uma vivencia que você vem fazendo por etapas, devagar. Não é trabalho que você vai estudar e depois passar aquilo para o papel. Outra recomenda o portfólio como avaliação, porque por ele teve o primeiro contato com a escola e, começou a elaborar suas ideias, a observar a aula e começa a saber escrever e montar um conteúdo para o portfólio (graduanda). Ainda mais, vê-se na leitura o cuidado com a formação e desenvolvimento do pensamento reflexivo para quem deseja ser professor. No portfólio se associam conteúdo e práticas pedagógicas. Ele é organizado pelo próprio aluno para que, com o professor, em conjunto, possam acompanhar seu progresso. Com o uso do portfólio deseja-se que o professor seja um profissional reflexivo, construtivo, inovador que seja capaz de relacionar o conhecimento à situação singular, que vive por um processo de observação, compreensão, análise, interpretação e tomada de decisões. Espera-se que o professor saiba com discernimento dosar pensamento reflexivo e pensamento rotineiro. Assim, o leitor encontrará na leitura deste livro narrativas vivas, desafiadoras, vibrantes que apresentam como por em prática este tipo de avaliação formativa.