Este livro pretende-se provocativo na medida em que, a partir da experiência de um programa que une dois países Brasil e Alemanha - e da recorrente demanda da agenda da política educacional por internacionalização no ensino superior, abrange temáticas contemporâneas na área da educação, destacando aspectos relevantes e audaciosos. Assim, não se trata de comparações entre um país e outro, mas, de reflexões instigantes que emanam de experiências de internacionalização da educação, inseridas no cenário mais amplo da mundialização e da globalização. Nesse contexto encontra-se uma corajosa apreciação, em forma de prospecção do futuro, da relação entre trabalho e educação, considerando tanto uma experiência nacional de educação profissional como a análise de tal categoria em um contexto mais amplo de transformação social. O livro ainda revela ousadia ao apresentar uma terceira parte com textos que buscam análise não usual sobre o Conhecimento, envolvendo tanto o diálogo subjetivo crítico-reflexivo consigo mesmo (pensar), como - e inevitavelmente nos dias atuais - a vida diante de uma plataforma de busca de informações e divulgação de dados pessoais (“googlar”). Nesse caminho, o desafio do processo educacional passa pela capacitação e profissionalismo dos profissionais da educação, no sentido de evidenciar a necessidade de uma relação dialógica (e não antinômica) entre tais processos, visando à formação de sujeitos. Soma-se a essa defesa, o convite para se pensar na educação inicial de professores por meio da externalização do conhecimento educacional, demarcando o contexto de internacionalização do ensino superior. Profa. Dra. Luciane Muniz Ribeiro Barbosa Faculdade de Educação da Unicamp