O livro destaca a educação de jovens e adultos a partir do debate de questões atuais que envolvem a modalidade, tais como: a garantia do direito à educação, a qualidade de ensino, a gestão escolar, o financiamento da educação, a diversidade, a alfabetização, o conflito geracional, a inclusão e a profissionalização. Essas questões, desde o início dos anos 2000, têm configurado a modalidade e sua oferta nos sistemas de ensino. A atualidade do debate pode ser evidenciada pelo fato da modalidade EJA ter sido reconfigurada, nos últimos anos, por normatizações, orientações, projetos e programas que a influenciam em seu caráter pedagógico, político e administrativo no Brasil. A definição da idade mínima para o ingresso na modalidade no ensino fundamental, o estabelecimento da qualidade de ensino nos diversos sistemas educativos, os recursos destinados, o processo de juvenilização, a heterogeneidade da população atendida, a inclusão escolar, o conflito geracional, a formação de professores e o processo de profissionalização são questões que tem influenciado significativamente a modalidade EJA, tornando-a um espaço de iniciativas pedagógicas e políticas que ora se caracterizam por práticas escolares e em outros momentos recuperam o seu antecedente histórico, ao se pautar em práticas não escolares. Esse processo contribui para que a modalidade possa ser repensada em sua dinâmica política, pedagógica e organizacional, a fim de contribuir com o processo de humanização e formação dos sujeitos. É nesse cenário que o livro Educação de jovens e adultos: questões atuais se configura, com o intuito de promover uma análise contemporânea sobre a modalidade, que permita a identificação das contradições e novos desafios que se apresentam à EJA no Brasil. É destinado a estudantes de Cursos de Licenciatura, Pós-Graduação e profissionais da área educacional que atuam na modalidade EJA e demais interessados.