Os seres humanos não vivem apenas, eles precisam conduzir sua vida a partir do saber de si mesmo. Por isso, sua autoconsciência em relação a tudo que os define como seres humanos é elementar e imediata. Não é, porém, indiferenciada. Sua constituição complexa se articula de modo espontâneo e em pensamentos de natureza especial. Por meio de outros pensamentos tampouco arquitetados, o ser humano se põe numa relação com o todo de um mundo e é envolvido na reflexão sobre seu ser si mesmo. A tarefa da filosofia é investigar esses pensamentos. Ela precisa, primeiramente, esclarecê-los e desdobrá-los, para então reuni-los desenvolvê-los em um entendimento sobre a vida humana. Os títulos das cinco partes desta obra remetem a essa tarefa. Os seres humanos nao vivem apenas, eles precisam conduzir sua vida a partir do saber de si mesmo. Por isso, sua autoconsciencia em relacao a tudo que os define como seres humanos e elementar e imediata. Nao e, porem, indiferenciada. Sua constituicao complexa se articula de modo espontaneo e em pensamentos de natureza especial. Por meio de outros pensamentos tampouco arquitetados, o ser humano se poe numa relacao com o todo de um mundo e e envolvido na reflexao sobre seu ser si mesmo. A tarefa da filosofia e investigar esses pensamentos. Ela precisa, primeiramente, esclarece-los e desdobra-los, para entao reuni-los desenvolve-los em um entendimento sobre a vida humana. Os titulos das cinco partes desta obra remetem a essa tarefa.Os seres humanos não vivem apenas, eles precisam conduzir sua vida a partir do saber de si mesmo. Por isso, sua autoconsciência em relação a tudo que os define como seres humanos é elementar e imediata. Não é, porém, indiferenciada. Sua constituição complexa se articula de modo espontâneo e em pensamentos de natureza especial. Por meio de outros pensamentos tampouco arquitetados, o ser humano se põe numa relação com o todo de um mundo e é envolvido na reflexão sobre seu ser si mesmo. A tarefa da filosofia é investigar esses pensamentos. Ela precisa, primeiramente, esclarecê-los e desdobrá-los, para então reuni-los desenvolvê-los em um entendimento sobre a vida humana. Os títulos das cinco partes desta obra remetem a essa tarefa.