A coletânea Arte como Provocação à Memória, organizada pela professora Tania Sarmento-Pantoja, é a soma de um conjunto de pesquisas de autores de diferentes regiões do Brasil, enfocando o tema da ditadura. Essa linha temática funciona como ponto de aproximação e ao mesmo tempo reflete diferentes olhares e relações entre as várias representações da arte e outras ciências. Alguns desses estudos correspondem aos resultados de projetos de intervenções metodológicas aplicados em diversas realidades, somando teoria e prática. Esta práxis presente na coletânea merece destaque, haja vista a importância de trabalhos cujo alcance e preocupação vão muito além dos muros que circundam o universo acadêmico e das empoeiradas estantes das bibliotecas. Esses textos revelam reflexões em torno de temas e objetos estimuladores e convidativos ao debate, alcançando e integrando os diferentes estágios da formação acadêmica do indivíduo, ou seja, reconhecem o espaço das escolas e valorizam a opinião dos alunos do ensino básico que por sua vez colaboram com uma formação humana voltada ao cuidado de si sem abri mão do cuidado com o outro.